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Gestão Comercial

Gestão Comercial

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.

Mercado de Trabalho

Atividades Principais

• Conhecer as operações básicas do varejo;
• identificar as informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
• estruturar os produtos em grupos para uso da técnica de administração por categoria de produtos;
• definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;
• analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;
• analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros preestabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;
• analisar negociações para definição de planejamento tributário;
• analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
• analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.

Mercado de Trabalho

• Gerente de Loja
• Gerente de Operações
• Analista de Resultados
• Supervisor de Operações

Grade Curricular

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Administração do Varejo 60
Administração por Categoria de Produtos 60
Atividades Complementares 120
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Canais de Distribuição e Estoques 60
Capital de Giro e Controle de Resultados 60
Comércio Eletrônico 60
Compras e Negociação / Sistemas de Precificação 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direito do Consumidor 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 120
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos da Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Introdução à Educação a Distância 20
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Mix de Produtos 60
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócio 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sistemas de Informação em Comércio e Serviços 60
Técnicas de Informática 30
Carga Horária Total 1.880 horas

Coordenadora: Solimar Garcia

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.